
Quanto antes, melhor
Esses exames não podem ser feitos em cima da hora do casório. Para dar tempo de corrigir ou tratar eventuais problemas, com infecções virais ou bacterianas, é necessário começar o check-up com pelo menos 4 meses de antecedência. Algumas vacinas como a da Rubéola demora 3 meses para fazer efeito e esse tempo também é importante para a mulher de adaptar bem ao anticoncepcional escolhido ou tratar doenças como a toxoplasmose.
Os exames pré-nupciais não são apenas para saber como vai a saúde, mas também uma excelente oportunidade de esclarecer algumas dúvidas tais como saber qual é o melhor método anticoncepcional para a mulher, saber como fazer para não menstruar durante a lua-de-mel. A idéia delas, ao fazer o check-up, é saber se está tudo bem e tranqüilizar o parceiro.
Apesar da liberação sexual a partir dos anos 60, que estimulou as relações sexuais pré-matrimoniais, o casamento continua sendo o primeiro passo para a constituição de uma família. Os exames pré-nupciais também são oportunos no planejamento da chegada dos filhos.
Tipos de exames e o seu sinificado:

Tipagem sangüínea – Identifica o grupo sangüíneo e o fator Rh do casal. Se a mulher for Rh negativo e o futuro marido for positivo, vai ser preciso ter cuidados especiais na gestação e no parto.
Sorologia para hepatite – Se um dos membros do casal apresentar algum tipo de hepatite, é recomendável a vacinação, para não transmitir a doença para o feto.
Sorologia para sífilis (VDRL) – A doença, se não é tratada, pode acarretar má formação do feto. Sorologia para rubéola – É a doença mais importante, porque causa maior dano ao feto. Se a mulher contrai a doença durante a gestação, o bebê terá problemas neurológicos graves. Se o exame der positivo, a mulher tem de ser tratada o quanto antes.
Sorologia para HIV – Detecta a presença do vírus da Aids no sangue do casal. Se der positivo, é recomendado o tratamento. E é importante a mãe saber que o vírus pode ser transmitido ao bebê durante a gravidez.
Espermograma – Mostra as condições de fertilidade do homem, ou seja, a quantidade de espermatozóides que ele tem. Se houver alguma infecção que provoque a diminuição dessa quantidade, ela é logo tratada. Com isso, é possível reverter o problema.
Toxoplasmose – É uma doença provocada por um protozoário e transmitida através do contato com pombos e gatos. O tratamento é muito importante, pois a doença também pode trazer danos ao feto.
Citomegalovírus - Doença da família do herpes, é transmitida através da saliva, secreções do corpo e relações sexuais. Pode interferir na formação de órgãos e tecidos fetais.
Papanicolaou – É o famoso exame preventivo, que deve ser feito regularmente. Ele previne o câncer de colo de útero e possibilita identificar infecções, que podem ser tratadas com medicamentos.
Ultra-sonografia pélvica – Avalia a anatomia dos órgãos femininos, para detectar problemas que possam interferir na gestação. Alguns médicos também solicitam exames de fezes e urina, para detectar a presença de parasitoses e infecções que venham a trazer conseqüências indesejáveis no futuro.
2- VDRL
3- Glicemia
4- Pesquisa e Hepatite B e C
5- Rubéola, toxoplasmose, citomegalovirus
6- HIV(com consentimento do casal).
7- Citologia Vaginal(tratar fungos, bactérias, etc.)
8- Ultrasonografia Pélvica, ou transvaginal.(avaliação do útero, descartar miomas e outras patologias pélvicas).
9- Dosagens hormonais.
10- Sumario de urina
11- Parasitológico
12- Ultrasonografia mamária ou RX.
13- Colposcopia(a critério do profissional).
Para o homem:
1-Espermograma com a finalidade de avaliar as condições dos espermatozóides, quanto a volume mobilidade, formas etc.
1-Espermograma com a finalidade de avaliar as condições dos espermatozóides, quanto a volume mobilidade, formas etc.
2-Grupo sangüíneo e fator Rh(de importância quando este é RH positivo e a parceira é Rh negativo)
3-VDRL(pesquisar sífilis)
4-Pesquisa de Hepatite B e C
5-Sumário de urina.
6-HIV(com o consentimento do casal)
7-Glicemia(para descartar Diabetes).
8-Sumario de urina.
9-Parasitológico
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o comentário!