orientação para tirar medidas

Oriente-se pela imagem e pela tabela de tamanhos, mas atenção: não aperte a fita, deixe-a justa, mas sem apertar.
A dica para quem for se medir sozinha é ficar em frente a um espelho grande.Vamos as principais medidas:
• Busto: passe a fita métrica por debaixo das axilas, contorne todo tronco, deixe a ponta da fita para frente, tire a medida do ponto mais saliente do busto.
• Abaixo do Busto: Esta medida é a linha de baixo do sutiã.
• Cintura: Passe a fita em volta da cintura no ponto mais estreito. A cintura fica mais ou menos a dois dedos acima do umbigo.
• Quadril: Contorne a fita na parte mais larga dos quadris.
• Altura do vestido: Para saber a altura do vestido, meça da linha abaixo do busto (linha do sutiã) até as pontas dos pés.

Como tirar medidas

Como tirar medidas

Pesquise no blog KZ

10 de mai. de 2010

Dicas para ajudar em casa

Sugestões para tirar manchas !
*As 10 Sugestões Importantes *

1 - Quanto mais rápido melhor, trate da mancha logo que ela apareça.
2 - Não lave a roupa, antes de tratar da mancha.
3 - Identifique de que a mancha é feita e o tipo de tecido em que ela se encontra.
4 - Procure analisar o problema com calma, em principio não use água quente, secador de cabelos ou ferro elétrico em manchas. Temperatura alta às vezes fixa alguns tipos de manchas.
5 - Siga sempre as recomendações escritas nas etiquetas e nas embalagens de detergentes e removedores.
6 - Teste o removedor ou qualquer outra formula usada para tirar a mancha, num pedaço do tecido (que não seja visível quando em uso) para saber se não vai estragar o pano. Se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre.
7 - Coloque (se possível) um pano grosso limpo e seco do outro lado do tecido, para que não deixe passar líquidos para outras partes da peça.
8 - Retire o máximo de material da mancha (raspando com espátula de plástico, pinçando com papel absorvente, etc.) antes de começar a limpa-la.
9 - Seja cuidadoso(a) para não aprofundar a mancha (esfregando fortemente, raspando com objeto cortante, etc.), ou danificar o material manchado.
10 - Trabalhe limpando sempre das bordas em direção ao centro. Assim você não espalhará a mancha.
obs.- Se ficou um círculo em volta da mancha já tratada, convém estender esta parte esticada sobre o vapor de água fervendo.
- Após o uso de amoníaco ou de outro ácido para eliminar uma mancha é necessário lavar bem a mancha, logo em seguida à operação.
Atenção
Antes de aplicar qualquer produto ou detergente, verifique sempre as etiquetas de instrução na parte interna das roupas. Antes de usar qualquer produto de tira-manchas, use primeiramente sobre o local um pouco de sal umedecido; isso facilitará sua remoção.
A

Ácidos
Usar uma solução de 1 colher (sopa) de amônia para 3 colheres (sopa) de água, passados com uma esponja sobre a mancha; o bicarbonato de sódio também servirá.

Açúcar - Xarope
Aplique uma solução feita de três partes de água e uma parte de álcool, depois lave normalmente e deixe secar.

Alcoólicas - bebidasA maioria dessas manchas saem com aplicação de éter sobre elas. Depois, enxague com água limpa.

Álcool
Elimine as manchas de álcool lavando o tecido atingido rapidamente com água fria.
Alcachofra
Estas manchas são tiradas com limão.

Anilina
Dissolver 50 gramas de hidrosulfito de sódio em ½ litro de água quente.Esticar a parte manchada sobre uma vasilha e derramar lentamente a solução quente atravessando o tecido. Imediatamente após, lavar com água e sabão para não estragar o tecido.

Água
MOVEL DE MADEIRA: Se o móvel manchado for de madeira encerada, basta derreter cera branca, (qualquer cera branca) com algumas gotas de óleo de linhaça e passar esta mistura sobre o local manchado e esfregue com energia. Repita a operação e deixe a cera secar.
MOVEL ENVERNIZADO:se um copo ou outro objeto deixou uma mancha sobre um móvel e não quer sair, esfregue suavemente o local com um pano suave embebido em óleo de oliveira (azeite) e depois lustre com uma flanela.
POLTRONA DE COURO:esfregue um pano com essência de terebentina.

Amarelado - tempo
Você pode clarear os tecidos de algodão e de linho já amarelados . Ferva o tecido numa panela bem limpa por 1h em uma solução de sal e bicarbonato de sódio.

Amarelado II - tempoSEDA BRANCA - Para tirar o amarelado que surge numa roupa dessas com o passar do tempo,depois de lavada e enxaguada encubra-a por completo num recipiente contendo água e 1/2 litro de leite cru. Alguns minutos de molho são suficientes.
SEDA COLORIDA - Se a cor for firme, acrescente à última água, uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro ainda úmida.
Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho ; ensaboe-a e enxagua-a rapidamente para que não manche.Na última água, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.

Amarelado III - tempoLYCRA BRANCA - Esta roupa não vai amarelar depois de lavada e enxaguada se, logo em seguida, for deixada por pouco tempo de molho em água contendo um pouco de bicarbonato. Em seguida, secar à sombra.
LYCRA DE COR - Se a peça é de lycra de cor, não a deixe em hipótese alguma de molho. Caso contrário ela manchará. Portanto, ela deve ser lavada separadamente na mesma hora em que for molhada.
NAYLON BRANCO - Fermento em pó, quem diria, é ótimo para evitar que roupas de nylon branco fiquem amareladas depois da lavagem. É só mantê-las por alguns segundos numa solução de água com um pouco de fermento em pó.

AzulejosAzulejos com manchas amareladas podem ser limpos esfregando-se suco de limão com um pouco de gasolina.

Aluminio anodizado
A anodização mancha facilmente com muitos produtos entre eles cal e cimento, se for uma mancha causado por produtos quimicos como os citados dentre outros, a unica solução é uma pintura com tinta propria para alumínio, já que mesmo anodizando novamente vai permanecer com manchas.

B
Base de rosto - pó facial
I - Tecido de algodão retira-se molhando com vinagre branco.
II - Seda: molhe com água oxigenada de 20 volumes. Lave

Blush

I - Tente com álcool puro. Se não sair , use algodão embebido em éter, deixe atuar uns minutos.
II - Outra opção é usar vaselina líquida sobre a mancha e lavar a seguir.

Banana
Quando recente, basta esfregar um pouco de querosene.

Baton
I - Limpe com álcool, depois com agua e sabão.
II - Mergulhe a peça numa parte de água oxigenada com quatro partes de água fria e lave depois normalmente com sabão em pó.
III - Limpe o local com benzina. Depois lave com água e sabão normalmente.
IV - Se o tecido for de algodão ou lã, passe na mancha um cotonete embebido com éter.
V - Se a roupa não for de seda sintética, aplique acetona ou álcool sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e lave normalmente.
VI - Com cuidado, passe um pouco de vaselina solida (a venda em farmácias comuns) sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão normal.
VII - Tecido não lavável, passe um pouco de vaselina e limpe delicadamente com algodão embebido em tetradoreto de carbono. (a venda em supermercados, em casas de materiais de construção e tintas e em farmácias).

Bebida Alcoolica
Lave o tecido com água fria ou use álcool absoluto (95º), encontrado em farmácias de manipulação.

Bolor
I - Se o tecido for branco, mergulhe-o em água com detergente com um pouco de água sanitária.
II - O bolor depois de estabelecido é muito difícil de retirar sem deixar vestígios mas... fervendo o tecido manchado numa água com um pedaço de bacalhau ou usar a própria água que ferveu o bacalhau, pode dar resultado.
III - Roupas de algodão ou linho branco deverão ser mergulhadas por um minuto ou dois numa mistura de :
1 parte de água sanitária
5 partes de água
1 colher de vinagre
Lavar em seguida. Outros tecidos basta passar um pouco de agua oxigenada de 10 volumes sobre a mancha e lavar imediatamente.

Bolor no banheiro
Em um balde, misture uma colher de sopa de detergente, um quarto de produto alvejante (água sanitária) ou anti-séptico e três quartos de água.Aplique a mistura diretamente nas paredes, teto, cortinas ou outras partes afetadas e deixe agir por 5 a 10 minutos.
Vista luvas nas mãos e esfregue a área com uma esponja molhada em um pouco de água.Se precisar limpar as arestas entre os azulejos, use uma escova de dente velha. Enxágüe bem e passe um bactericida ou fungicida na área, deixe agir por 5 a 10 minutos para "matar" o que sobrou dos fungos
Enxágüe bem e abra as janelas e portas para arejar o ambiente e secar.Para evitar que o mofo volte a aparecer, é preciso arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos, que causam o mofo. Por isso, abra as janelas do banheiro diariamente, principalmente as do box (chuveiro).
Atenção: Não deixe que a mistura usada para retirar o mofo entre em contato com tecidos ou carpete. Limpe os sapatos que você estiver usando, antes de sair do banheiro e pisar em outro ambiente da casa.
fonte:Helo Azevedo
Babadores dos bebêsManchas rosas principalmente nas roupas das crianças, especialmente nos babadores.
TratamentoO alvejante age sobre as manchas, porém deverá ser utilizado em tecidos de algodão brancos.
CausaOs produtos para os dentes e os tratamentos para cólicas podem conter uma substância chamada fenolftaleína, que geralmente é incolor. Porém, quando entra em contato com a água, torna-se rosa. Isto aparecerá somente depois de lavar a peça e se o seu bebê babou depois de entrar em contato com esse componente.
PrevençãoSe você acha que o bebê babou depois de tomar um desses produtos, antes de lavar, enxágüe as peças com água fria.

C
Cerveja
Misture uma colher de chá de detergente (sem cloro) em um copo de água morna. Molhe. Misture um terço de vinagre branco de cozinha, com dois terços de água.Molhe.Passe uma esponja com água limpa. Absorva o máximo de líquido e deixe secar .

Cerveja II
Esticar bem a parte manchada sobre uma vasilha funda, despejar água fervendo em cima, atravessando o tecido. Depois é só esfregar um pouco de glicerina e enxaguar com água morna.

Copos de cristal
Tire as manchas dos copos de cristal esfregando uma fatia de cebola nos locais manchados.

Café com LeiteLavar com água e sabão; se não sair, água oxigenada, ou tetracloreto de carbono, ou ainda esfregar ligeiramente com benzina.

Café

I - Na porcelana - Para tirar aquelas marcas que com o uso ficam nas bordas internas das xícaras de café ou de chá, basta esfregar bem com um pano e sal úmido.
II - Sujou a roupa , passe imediatamente no local uma pedra de gelo. Depois, enxugue com pano limpo ou toalha.
III - a) Passe glicerina sobre a parte manchada depois lave com água morna.b) umedeça com água oxigenada e lave logo em seguida com sabão em pedra.
IV -ALGODAO BRANCO: agua sanitária diluída...
V - ALGODAO COLORIDO: coloque um tecido embebido em vinagre branco diluído, sobre a mancha.
VI - Misture uma colher de chá de detergente (sem cloro) em um copo de água morna e molhe.Misture um terço de vinagre branco de cozinha, com dois terços de agua. Molhe.Passe uma esponja com água limpa. Absorva o máximo de liquido e deixe secar VII - TECIDO SINTETICO: lavar normalmente com sabão depois colocar um pano embebido em álcool a 90 graus diluído, deixando alguns instantes e em seguida enxague bem com água pura.
VIII - Lave imediatamente a peça com água bem quente ou fervendo, cuidado para não se queimar !
IX -Para remover manchas de café, chá ou chocolate na máquina de lavar, aplique glicerina pura para suavizar a mancha e lave normalmente.

Chá

I - Simples. Use água morna e sabão.
II - Misture uma colher de chá de detergente neutro, não alcalino (sem cloro) em um copo de água morna e molhe. Molhe novamente com vinagre branco...Passe novamente o detergente neutro...molhe.Passe agora uma esponja embebida em água limpa... Se a mancha não sair totalmente, tente com um pouco de álcool..
III - algodão branco: respingue algumas gotas de suco de limão puro, depois enxague abundantemente.lã branca: molhe bem com glicerina líquida e depois enxague com água morna.tecido da poltrona ou tapete de algodão branco: coloque um pano sobre a mancha embebido numa mistura de álcool e vinagre branco. Enxague com água e detergente liquido suave...

Cal
Lavar com água e sabão; as de cor, aplicar um pouco de vinagre ou suco de limão, e lavar com bastante água.

ChocolateI - Coloque uma colher de chá de detergente neutro em um copo de água morna... aplique sobre a mancha com uma esponja... Misture uma colher de sopa de amônia em meio copo de água e aplique na mancha.Repita a primeira operação... Passe a esponja com água limpa... Seque pressionando com pano limpo
II - Nos tecidos de lã desaparecem quando : a) esfregadas com algodão molhado em glicerina. Com um outro algodão umedecido em água morna, retira-se a glicerina.b) esfregadas com um pano ou algodão embebido em vinagre..dão: tente agua com um pouquinho de amoníaco e um pouquinho de vinagre ou de água oxigenada.
Cola
I - a) Misture uma colher de chá de detergente (sem cloro) em um copo de água morna e molhe. Misture um terço de vinagre branco de cozinha, com dois terços de água. Molhe.Passe uma esponja com água limpa.Absorva o máximo de líquido e deixe secar.
b) Misture uma colher de chá de detergente (sem cloro) em um copo de água morna e molhe. Misture uma colher de amônia em meio copo de água e aplique.
Repita a primeira operação... Utilize agora uma esponja com água limpa para retirar e limpar o excesso.
II - Se o tecido aguenta dissolventes, então você de retirar o excesso de cola com uma espátula ou faca, pode mergulha-lo em acetona, depois álcool 90 graus e finalmente em água pura ou com sabão neutro.

Cola de esparadrapo e adesivosO melhor para descolar adesivos e usar éter.É ideal também para retirar manchas de esparadrapo da pele. Acetona também presta um bom serviço nestes casos.

Caneta BicDeixar de molho a parte que esta manchada em um vasilha com leite ( normal). Deixe ficar um bom tempo para que a tinta dissolva no leite.

Coca Cola
I - Numa mancha de Coca Cola deve-se lavar sempre com água fria. A água quente terá efeito contrario, ajudando a fixar a mancha.É preciso agir rápido para não deixar o refrigerante estragar o tecido.
II - Primeiro, esfregue um pouco de manteiga sobre o local. Depois lave a peça com bastante água quente e sabão em pó.

Cera de Velas
I - Use uma esponja com solvente e aplique sobre a mancha...Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe novamente a mancha... Passe agora uma esponja com água limpa para retirar o excesso...
II - cera na toalha de mesa , para retirar a cera coloque uma folha de papel (toalha de mão), por baixo e outra folha por cima da mancha, depois passar o ferro elétrico quente (não super quente).
tecido raspar delicadamente com faca de plástico o excesso, sem ferir o tecido. Depois colocar o papel absorvente em cima da mancha e passar com ferro elétrico.
III - Raspe a maior parte possível da cera derretida, mas com cuidado para não aumentar a mancha. Prepare um recipiente com gelo dentro... ponha sobre a mancha... se esta for muito grande, vá por partes... depois de gelar o local tente com cuidado raspar mais um pouco da cera. Agora use um secador de cabelo para aquecer a área, e raspe a cera...Pode também colocar um papel bem absorvente sobre a mancha, e passar o ferro quente sobre o papel... Se restarem resíduos, coloque álcool . Deixe por 30 minutos. Esfregue com uma escova, depois enxague com água limpa e deixe secar..

Couro

Roupas de couro
: Sua roupa de couro ficou com aquelas manchas brancas? Faça uma mistura de água e vinagre em proporções iguais. Antes de passar a mistura na roupa de couro, limpe bem com um pano seco para tirar qualquer vestigio de pó. Passe com um pano branco levemente embebido na mistura, sem deixar escorrer .Deixe secar na sombra.

Cintos: Limpar bem o cinto mofado com um pano úmido e deixar secar muito bem ao sol ( não pode ser feita de jeito nenhum em cintos de couro cru, sem tingimento, porque mancham)Depois passar graxa incolor de calcados para hidratar o couro.Nunca use produtos como álcool ou detergente, podem estragar as peças de couro.Se o couro tiver brilho, passe uma flanela bem seca para lustrá-lo. Para uma boa manutenção repita o procedimento uma vez por mês.

Cimento nas pedras
Para retirar sujeira de cimento do granito, vamos misturar ácido clorídrico diluído a 50% no máximo em água. Aplicar sobre o granito, depois enxaguar bem com água e um pouco de sabão para neutralizar o ácido. Colocar o ácido na água e nunca a água no ácido. Proteger mãos com luvas, olhos, etc.

Copo - no móvelComo retirar uma mancha redonda feita pelo fundo de um copo, ou taça de vidro num móvel encerado ? Tente esfrega-la com uma rolha de cortiça, o resultado costuma ser bom.

ChicletesI - Coloque o gelo num saco plástico ou outro recipiente... ponha sobre o chiclete, depois tente retirá-lo raspando com as costas de uma faca...Coloque um pouco de produto para limpeza a seco de tapetes numa esponja e pressione contra a mancha... Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna e aplique. Tente retirar os resíduos com um pano limpo...
II - Tecido: aplique um cubo de gelo sobre o chiclete, endurecendo a massa o que permitirá retirá-lo. Se o tecido suportar, vale também a tentativa de dilui-lo com um solvente.
III - ... a melhor maneira que conheço para retirar restos de chicletes é usar Benzina .
Também se poderá usar clara de ovo, deixando secar um pouco antes de lavar.
IV - Passe gelo ou coloque a roupa no congelador. Congelado, o chiclete pode ser raspado da roupa.

Cinza de cigarroUnte a mancha com margarina dos dois lados do tecido, depois lave normalmente.

D

Dedosvidro: lavar bem com pano e produto limpa vidro.
écran da tv: lavar com algodão e produto limpa vidro .
livro: tente retirar as marcas dos dedos com miolo de pão, faça umas bolinhas e esfregue suavemente sobre a sujeira.

Doces
Coloque uma colher de chá de detergente neutro, em um copo de água morna ... Coloque um pouco na mancha. Misture um terço de vinagre branco em dois terços de água...passe.Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna e passe.Coloque água limpa e absorva com esponja.

Desodorantea) Pegue uma esponja bem limpa, umedeça a esponja com água oxigenada e esfregue na parte manchada tecido .Depois de alguns segundos lave normalmente com água morna e sabão em pó.
b) Desodorante manchas em roupas: Para retirar essas incômodas manchas despeje sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio.Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.


E

Esmalte de Unhas
I -Coloque acetona ( cuidado, dependendo do tecido, pode estragar ou formar mancha ainda pior.) no local da mancha e seque com talco.Depois de alguns minutos sacuda o talco. Repita a operação.A seguir lave com sabão normal, depois em água limpa e deixe secar.
II - Coloque um cubo de gelo em cima, e quando endurecer bem raspe suavemente para não danificar o tecido com um estilete ou uma faquinha de plastico.

Esferográfica
I - No couro : desaparece esfregando um pano com álcool.
II - No tecido: aplique um dos solventes para limpeza que se encontram no mercado, álcool ou também acetona. Nunca aplique o removedor diretamente na mancha.
Sempre num pano branco dobrado limpo e seco , depois de molhado deve ser pressionado sobre a mancha sem arrastar, para não aumentar a área afetada.
III - Umedeça o local da mancha com vinagre branco. Enxugue pressionando um pano limpo, sem esfregar.
"Ao usar qualquer solução para tirar manchas de roupas ou de tecidos, convém fazer antes, um teste numa pontinha mais escondida da roupa , para ver o resultado; se o tecido desbotar, depois de usado o produto, ou tirada a mancha, é só lavar o ponto atingido com uma mistura de duas partes de água para uma de vinagre".
IV - Estas manchas saem se esfregarmos ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre.Se necessário repita a operação .
V - Aplique um pouco de álcool no lugar manchado, a seguir esfregue com sabão em barra.Lave novamente com agua limpa.
VI - (no papel de parede) - Riscos de caneta esferográfica em papel de parede pode ser apagados passando-se levemente um cotonete embebido com pouco de acetona. Cuidado para não molhar demais e deixar escorrer.
Dica
Efetue sempre uma lavagem após tratar da mancha, independente do produto utilizado !
VII - Manchas de tinta esferográfica em roupas saem com spray de cabelo.Coloque bastante laquê em cima da mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão neutro.
VII - Coloque um pedaço de algodão embaixo da mancha e esfregue com um cotonete (com muito cuidado para não espalhar a tinta).Em seguida, deixe de molho com um bom sabão em pó por cerca de 1 hora e lave normalmente.
VIII - Aplicar um removedor, álcool ou leite tipo A somente no local manchado.Aguarde e esfregue em seguida por alguns minutos, sem sabão. Para finalizar, lave com água quente.

Estofado
A melhor forma de limpar manchas em estofados é usando creme de barbear.

EtiquetasI - Os produtos que compramos nos supermercados geralmente vem com a etiqueta do preço. Mesmo quando é retirada facilmente, deixa restos de cola sobre o objeto.Para retirar estes restos é só passar um pequeno pano embebido em fluido de isqueiro ou álcool. Ou lave com água morna e detergente neutro.
II -Para retirar resíduos de cola de etiquetas: use um pedaço de pano de algodão embebido em óleo de eucalipto.

F

Fezes
Misture uma colher de chá de detergente neutro, com água morna... aplique sobre a mancha...
Coloque uma colher de amônia em meio copo de água e aplique sobre a mancha. Novamente passe detergente neutro sobre a mancha...
Faça uma mistura de um terço de vinagre branco com dois terços de água...aplique. Passe uma esponja com água limpa e espere secar..
Novamente detergente neutro... agora passe uma esponja com água limpa e espere secar...

Flores
Fazer uma solução de álcool e amoníaco. Aplicar com algodão sobre a mancha, lavando em seguida.

Frutas
I - Misture uma colher de chá de detergente neutro, não alcalino (sem cloro) em um copo de água morna. Molhe novamente com vinagre branco... Passe novamente o detergente neutro...molhe. Passe agora uma esponja embebida em água limpa... Se a mancha não sair totalmente, tente com um pouco de álcool...
II - Faça uma aplicação de amônia, vinagre ou então dilua uma porção de álcool em três de água, deixe por alguns minutos.Lave com sabão, enxague em água limpa e seque.
III - Uma solução antiga é lavar o local com uma mistura de água morna, leite azedo, suco de limão (ou vinagre branco).
IV - Derrame leite fervendo sobre a mancha deixe por 24 horas e depois lave normalmente.ouPrimeiro passe um pano com água fria, depois é só esfregar com glicerina.
V - Para tecidos de lã: lavar as peças com uma mistura, em partes iguais de álcool a 90°c e agua fria. A seguir enxague com bastante agua..
VI - Ponha sobre essa mancha um pouco de sal antes que ela seque; depois esticar a parte manchada sobre uma vasilha funda, e derramar água fervendo, acrescentada de uma colher de amônia ou álcool, atravessando o tecido.Poderá também usar leite azedo, suco de limão fresco, ou vinagre branco forte.
VII -Para as manchas de frutas vermelhas, depois de bem lavadas deixar de molho em espuma de sabão fria, com água sanitária; se a mancha resistir, lave com solução de vinagre branco e álcool em partes iguais.
VIII - Seda: As manchas de frutas em tecidos de seda saem lavando-se com água morna e bórax.
IX - Coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. Deixe algum tempo de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair. Lave como sempre.
X - Removedor natural: Friccione a metade de um limão em manchas frescas de suco de frutas - o limão é um alvejante natural.

FerrugemI - A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que provoque um buraco. Use suco de limão na mancha e lave com água morna.
II - Para tirar manchas de ferrugem nos tecidos, passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato sobre ela.
III - Primeiro coloque um pano branco absorvente sob a mancha, em contato com o tecido.Coloque suco de limão sobre a mancha , depois cubra o local com sal . Deixar ao sol por aproximadamente 20 minutos. Repetir a operação se a mancha não sair totalmente, basta colocar mais um pouquinho de limão e lavar com água morna até desaparecer. . Depois lave normalmente.
IV - Ferrugem em tecido branco, pode ser removida, esfregando o local com um pouco de leite azedo. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar; caso persista, repetir a operação.
V - Tecido lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.Se quizer, substitua o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco. Depois, lavar com água e sabão e pendurar ao sol .

Ferro ElétricoI -Manchas feitas pelo ferro muito quente nos tecidos . Serão removidas expondo-se a mancha ao vapor de água, esfregando com uma solução de limão e sal.
II - Passar sobre o amarelado um chumaço de algodão embebido de água oxigenada; depois água pura.

G

Graxa 1Retire o que for possível com papel absorvente. Misture aguarrás e agua pura na mesma proporção, coloque na mancha espere alguns minutos, lave com sabão, enxague e deixe secar.
Graxa 2
Depois de retirar o máximo com papel absorvente ou espátula, esfregue o local com benzina .

Graxa 3Esfregue um pouco de manteiga sem sal nas manchas de graxa . Depois de alguns minutos limpe com um pano seco.Asseguir lave com detergente de cozinha incolor.

Graxa 4Não deixar a graxa ficar por muito tempo. Logo que puder, pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por 2 horas, até o pó engrossar. Em seguida raspe o material com cuidado para não estragar o tecido, e repita o processo se for necessário.Por fim, escove o pó que sobrou no tecido e lave normalmente.

Graxa 5Com a roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco.
Esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar totalmente coberta pelo sabonete.Então lave a área com água fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda.Depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume.Serve pra tirar gordura também.
Graxa 6Uma outra boa tentativa é não deixar a graxa assentar. Assim que puder, pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por 2 horas, até o pó engrossar. Raspe e repita o processo. Para finalizar, escove o pó e lave normalmente.

Graxa em Sapato
Tricloretileno; se a mancha persistir, usar água sanitária com água oxigenada. Os processos usados para cera também darão resultado.

Gordura ( Maionese - Manteiga - Margarina - Óleo)
1 - Para limpar e desengordurar as golas das roupas, usa-se uma solução de amoníaco, na proporção de 1 colher (sopa) para 1 copo de água.
2 - Coloque talco sobre o local manchado por alguns minutos, depois retire a maior parte do talco e lave normalmente com sabão em pó. Se necessário repita a operação.
3 - Lave rapidamente o tecido com água quente e detergente.
4 - Roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco (tipo lux luxo)esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar totalmente coberta pelo sabonete.Depois lave a área com água fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair completamente.Aseguir é só lavar a roupa como de costume.Também funciona para retirar graxas .

Outros:
- Seda é um tecido muito delicado, o melhor método para tirar mancha de gordura é usar éter ou benzina. Esfregando delicadamente com algodão. Depois lave como de costume.
- Veludo: Passar uma escova limpa umedecida com álcool.
- Tecido: primeiro coloque um papel absorvente em cima da mancha e depois passe com ferro elétrico quente para absorver a maior parte da gordura. A seguir esfregue o local com sabão em barra seco e deixe agir por alguns minutos.Enxague bem em água quente.
- Couro : Muitas vezes estas manchas saem facilmente se colocamos talco sobre elas, esfregamos suavemente. Sacudir ou usar o aspirador.
- Lã : a) Manchas de gordura nos tecidos de lã saem facilmente com uma solução de água bem salgada e amoníaco.b) Para tirar manchas de gordura nos tecidos de lã, esfregue sobre a mancha a metade de uma batata cozida ainda quente.

Geleia
Coloque talco sobre a mancha espere alguns minutos e sacuda para retirar a maior parte do talco. Depois molhe na mistura de um quarto de álcool e três quartos de água, lave novamente com agua pura e deixe secar.

Grama
Manchas de grama saem quando esfregadas com álcool.
I / L
Iodo

I - Misture uma colher de chá de detergente neutro, não alcalino (sem cloro) em um copo de água morna . Molhe... Coloque uma colher de chá de amônia em meio copo de agua...Molhe. Misture um terço de vinagre branco com dois de água... molhe. Passe novamente o detergente neutro com água morna...Com uma esponja embebida em água limpe pressionando no local... Agora, com a esponja seca vá retirando o máximo do líquido... espere secar em lugar ventilado.

II - Aplique vinagre branco no local, lave com sabão e seque. Ou . . .
Aplique álcool sobre a mancha ou passe um pano embebido em leite. Depois lave com água fria e sabão.
III - Embeber um pano em álcool ou leite, ou deixe o tecido de molho no leite fervendo, deixando-o repousar até que o leite esfrie; em seguida lavar com água e sabão.Estes processos servem para todos os tecidos.

Inox
Use bicarbonato de sódio na limpeza de utensílios de inox. Dissolva uma colher do produto em um litro de água e lave as peças.

LamaÁgua fria; depois enxaguar rapidamente em água avinagrada.Se a lama for sobre um impermeável, misturar água quente e vinagre em partes iguais e esfregar no lugar manchado.

Louças sanitáriasI - As manchas amarelas deixadas nas louças sanitárias pelas torneiras que gotejam são removidas com água oxigenada.
II - Esfregar o local com um pano molhado numa pasta de agua e sal .

Lápis de ceraUm pano úmido com um pouco de pasta dental remove marcas de giz e lápis de cera de qualquer espécie.

LicorI - Aplique álcool puro no local manchado, depois lave com sabão em pó, normalmente.
II - geral: se as manchas já secaram você pode tentar, pó de café associado a óleo de linhaça e terebentina.
III - cadeira de couro: tente tirar a mancha logo após o ocorrido com um pano molhado em água morna ou com algumas gotas de amoníaco sobre toda a extensão do couro.

Leite
I - Faça uma solução de vinagre branco e álcool dividida em partes iguais, lave impregnando bem o tecido.Em seguida lave normalmente o tecido.
II - Se a mancha for recente, lave com água muito fria ou bem quente.
III - Se a mancha estiver seca, use água boricada aquecida.

LegumesEstas manchas são difíceis de sair, mas se o tecido for branco ou de cor extra-firme, usar água sanitária pura ou água oxigenada, mas apenas tocando rapidamente o local para que a água sanitária não corte o tecido.Lavar imediatamente com água pura, até a mancha sair.
M
Mármore
Uma solução feita de um volume de água oxigenada por três volumes de água destilada, coloque ainda algumas gotas de amoníaco. Passe com pincel a mistura nas manchas. Deixe por alguns minutos, em seguida lave e deixe secar. Caso não consiga um bom resultado na primeira vez , repita a operação.

MoveisPara manchas resistentes, em seus móveis, use um pano limpo, umedecido com sabão neutro suave, não alcalino. Seque-os completamente com um pano macio e lustre-os levemente, seguindo o sentido da textura.Após esta etapa, utilize lustra móveis com silicone que, além de limpar, fornece uma camada protetora e impermeabilizante.A limpeza com um pano seco é abrasiva e causará danos ao produto ao longo do tempo. Um pano seco não removerá realmente a poeira.

ManteigaI - Use uma esponja com um pouco de solvente ou um produto de limpeza a seco para tapetes.Misture uma colher de chá de detergente não alcalino em um copo de água morna e passe.Use agora uma esponja limpa com água... passe..
II - No branco, uma escovinha impregnada em benzina; em cores, água morna e sabão.

MofoI - Couro - Peças de couro, se retira aplicando um pano molhado e essência de terebentina, secando em seguida.
II - Tecido - Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio. Adicione 4 colheres de chá bicarbonato para cada litro de água.
III - Lave a roupa com leite.
IV - Enxaguar com uma colher (sopa) de amoníaco para cada 20 colheres de água.Quando for mofo avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá, deixando ferver por algum tempo. Depois enxaguar e expor ao sol para quarar um pouco. Em seguida enxaguar novamente e pôr para secar.
V - Mofo em tecido de tropical ou de lã: expor o tecido ao sol e quando estiver bem quente, escovar com uma escova umedecida em álcool, no direito e no avesso. Em seguida passar com ferro bem quente, protegendo o tecido com outro pano.
VI - Aplique a mistura vinagre branco e suco de limão para neutralizar o mofo, deixe a peça descançar no sol por algumas horas.Lave normalmentel mas separado das outras roupas.
VII - Coloque de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie.Ponha ao sol, colocando sobre cada mancha suco de limão e sal, deixando ficar por algumas horas.Em seguida lave normalmente.
VIII - Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá.Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágüe e exponha ao sol . Enxágüe novamente e deixe secar.
IX -Em tecidos de cor, mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até sumir o mofo. Depois lavar o local com água morna e vinagre branco. O mesmo procedimento para as suas toalhas de banho ou rosto se estiverem manchadas de mofo.
Mofo: roupas e cintos de couro (veja na letra"C" em couro)

Mostarda
I - Procure limpar a mancha o mais sedo possível. Raspe o excesso com uma colher, depois coloque um pouco de detergente neutro, sem cloro (uma colher de chá) numa xícara de água quente. Coloque um pano embebido nessa mistura,encima da mancha e deixe por 5 a 10 minutos. Enxague com agua morna ate que todo os resíduos tenham desaparecido.

II - Misture 1/3 de xícara de vinagre branco com 2/3 de agua.Deixe no máximo por um minuto. Absorva o liquido com uma toalha de papel absorvente branco ou pano.Depois lave normalmente.

III - Para remover manchas frescas de mostarda, esfregue entre os dedos uma solução fraca de detergente, depois limpe com uma solução de amoníaco. Amoleça manchas secas com uma solução de glicerina (50% de água e 50% de glicerina) e deixe secar por uma hora.
Morango
Coloque a parte manchada dentro de água fria por alguns minutos. Em seguida esfregue a mancha com rodela de limão, passe por água limpa, coloque de molho com sabão em pó e lave em água morna.

MerthiolatoMisture uma colher de chá de detergente neutro, não alcalino (sem cloro) em um copo de água morna. Molhe... Coloque uma colher de chá de amônia em meio copo de água... molhe Misture um terço de vinagre branco com dois de água... molhe. Passe novamente o detergente neutro com água morna... Com uma esponja embebida em agua limpa pressione no local... com a esponja seca vá retirando o máximo de liquido... Espere secar em lugar ventilado.

Mercuriocromo

Tecido: coloque num balde 4 litros de água quente com mais 4 colheres de sopa de água sanitária, e uma colher de café de vinagre branco ou de suco de limão. Deixe imerso o tecido por 15 minutos,em seguida esfregue e enxague abundantemente.

MolhosCubra com glicerina a parte manchada. Passada uma hora, coloque o tecido de molho e lave depois com sabão em pó e água morna.

Molho de tomate
Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha.. Coloque uma colher de chá de amônia em meio copo de água...aplique sobre a mancha...Passe uma esponja novamente com detergente neutro ...Enxague com água limpa para retirar o excesso... Espere secar...

MargarinaAplique com uma esponja produto para limpeza a sêco.. Misture uma colher de chá de detergente neutro, não alcalino num copo de água morna... aplique no local. Enxague agora com uma esponja com água limpa e espere secar.

MoscasI - Diversos: esfregar o local onde existe a sujeira com uma rolha de cortiça. Pode-se tentar também uma mistura de três partes de óleo de parafina e uma parte de vinagre de álcool.
II - Couro: esfregue com um pano molhado em vinagre.

Meias -surradas
Para que meias brancas percam o aspecto de usadas e voltem a ficar como novas, experimente esta ideia:Ferva as meias com água e uma boa fatia de limão...

N

NicotinaEsfregue com uma escovinha embebida em álcool a 90 graus. Depois lave normalmente.

Nitrato de Prata
Lavar com água salgada fria, esfregando


O

Oxidação leve ou manchas de sujeira
I - Aço inoxidável :Para retirar manchas de objetos de aço inox, faça uma solução de água limpa e um pouco de amônia e esfregue com um pano.
II - Bronze: manchas do tempo , limpe com vinho tinto (vermelho) quente.
III - Cobre: manchas de verde e do tempo, limpam-se com vinagre quente.
IV - Cromado : limpe com um pano impregnado de farinha de trigo ou cinzas de cigarro ligeiramente úmido.

Oxidação
I - Latão antigo: Limpar com ácido clorídrico diluído a 50% em água. Depois enxaguar bem. Procure saber sobre o produto antes de usar.
II - Latão super oxidado: Limpeza o ideal seria passar com uma politriz com bombril suavemente em círculos, para acabamento usar um verniz protetor de metais.
III - Prataria: 1) para retirar a oxidação de um objeto ou jóia de prata, escove bem com uma velha escova de dentes.2) encha um recipiente com água e adicione do sal grosso. Coloque dentro desta água um pedaço de folha de alumínio, em seguida mergulhe os seus objetos de prata.
IV - Estanho: mergulhe os objetos em cerveja

ÓleoI - Se você fizer uma pasta de farinha de fubá bem molhada com suco de limão e aplicar sobre a mancha de óleo, deixando por alguns minutos, a mancha desaparecerá.
II - A limpeza de manchas provocadas por azeite ou óleo em tecidos exige também rapidez para diminuir o estrago. Coloque maisena ou talco sobre a região afetada e aguarde cerca de 15 minutos para que o pó absorva a gordura.Depois, esfregue o local com escova.

OvoI - Coloque uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna. Molhe a mancha.Misture uma colher de chá de amônia em meio copo de água.Passe na mancha.Repita com o detergente neutro.. Pressione com uma esponja com água limpa sobre o local... Absorva o máximo com um pano sêco..
II - Tecido: lave na água fria com sabão ou aplique um pano molhado de água oxigenada..Também poderá colocar uma pasta de sal (sal com gotas d'água) sobre a mancha.
III - Lavar somente com água fria . Antes de lavar, coloque uma "pasta" de sal e água sobre a mancha durante alguns minutos.

P

Parafina

Branca: Raspe suavemente com o lado cego de uma faca para tirar o excesso de material. Em seguida, coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe com um ferro bem quente, para que a parafina derreta e grude no papel.Colorida: Para parafina colorida, depois de raspar suavemente o excesso passe um algodão embebido em álcool ou benzina no local.
PomadasPara retirar pomadas de toalhas e tecidos em geral, coloque a peça ensaboada exposta ao sol e, de vez em quando, esfregue e torne a ensaboar. Se for necessário repita o processo até a mancha sair.

Pixe (alcatrão)
I - Use uma esponja com produto para limpeza a seco e aplique sobre a mancha...Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe novamente a mancha... Passe agora uma esponja com água limpa para retirar o excesso... Espere secar...
Ou então experimente antes molhar a mancha com um pouco de óleo puro de amêndoa e lave depois com água morna.
II - Impregne a mancha com manteiga fresca, e deixe ficar por alguns minutos. Retire passando um pano absorvente. Para retirar a mancha de gordura que ficar, utilize as indicações dadas acima para este tipo de mancha.
III - Passe sobre a mancha margarina fresca e depois terebentina e lave imediatamente com água quente na temperatura recomendada para o tecido em questão.

Plantas Verdes
Passar álcool e lavar com água e sabão.

Q

QueijoMisture uma colher de chá de detergente neutro, com água morna... aplique sobre a mancha...
Coloque uma colher de amônia em meio copo de água e aplique sobre a mancha.
Novamente passe detergente neutro sobre a mancha...
Faça uma mistura de um terço de vinagre branco com dois terços de água...aplique.
Novamente detergente neutro... agora passe uma esponja com água limpa e espere secar...

QueimadoI - Esfregar um pouco de maisena sobre a área afetada, e deixar ao sol por algumas horas.Depois retirar com uma escova macia.II - Poderá também lavar com água e sabão, e em seguida passar água oxigenada, deixando secar ao ar livre.Na falta dos dois produtos, deixar a peça mergulhada em água fria, logo após ter sido queimado, deixando ali por 24 horas.

S

Sangue
I - Seco :Coloque uma colher de chá de detergente neutro num copo de água gelada. Molhe a mancha. Misture uma colher de chá de amônia em meio copo de água gelada. Passe na mancha. Coloque água limpa sobre o local com um pano dobrado ou com uma esponja. Absorva o máximo com um pano seco
II - Fresco:a)Agua fria em um pano bem limpo, pressione sobre a mancha várias vezes, sempre limpando o pano.Seque com outro pano, também pressionando.
b) aplique um pano com vinagre branco, espere alguns minutos e lave o tecido.
III - Molhe o tecido com água fria, aplique água oxigenada (10 volumes) e, sem intervalo, lave normalmente.
IV - Coloque em um molho de água com sal por uma hora. Em seguida, lave normalmente.Se a mancha for antiga e não sair usar ácido tartárico ou um pouco de amoníaco na proporção de 1 colher (café) para cada 250 gramas de água.
V - Coloque leite sobre a mancha seca ou molhada e deixe algum tempo para o leite agir, a mancha vai desaparecer aos poucos, depois é só esfregar e lavar normalmente.

SorveteColoque uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna.Molhe a mancha.Misture uma colher de chá de amônia em meio copo de água. Passe na mancha. Repita com o detergente neutro.. Com uma esponja com água limpa, pressione sobre o local... . Absorva o máximo com um pano seco...

Shoyo (molho)
Se pingar shoyo em sua roupa, pegue tirinhas de nabo - que acompanham o prato - e esfregue discretamente no local. Quando for lavar, a mancha sairá por completo.Fonte: Portal da Secretaria Eletronica

SucosColoque um pouco de água... Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha.. Enxague com vinagre branco de mesa...Passe agora uma esponja novamente com detergente neutro ...Agora enxague com água limpa para retirar o excesso... se ainda não tiver saído totalmente, passe um pano com álcool... Espere secar.

SuorI - Três colherinhas de chá vinagre branco num litro d'água e coloque o tecido de molho. Passados 10 minutos, retire e lave com sabão em pó .
II - Retire as manchas de suor das roupas colocando a peça em água morna e vinagre.
III - Para retirar as manchas de suor a roupa deve ser mergulhada por alguns minutos em água com sal, antes da lavagem. 4 colheres de sopa para 1 litro de água.
IV - Você pode retirar manchas de suor esfregando-as com uma solução de:1 porção de álcool1 porção de amoníaco.Veja se o tecido suporta estes produtos, faça um teste.
V - Deixar as roupas laváveis de molho numa solução forte de água salgada, ou molhar numa solução de água e gotas de amoníaco no local atingido.
Poderá também usar no lugar afetado uma mistura em partes iguais de álcool e amoníaco.Embeber um pano limpo nessa solução e passar no lugar da mancha de suor; em seguida, limpar com água quente e deixar secar. Antes de passar a ferro o local manchado, proteja-o com um pano para não amarelar.

Cheiro
Cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, lave a roupa como de costume e mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmenteno ultimo enxágüe.Tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver. Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor é firme.

Suor - Manchas nas axilas
Manchas nas camisas, blusas ou vestidos feitas por produtos utilizados nas axilas. A cor pode variar do amarelo claro ao preto.
Obs.
Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, etc.Faça a experiencia numa parte que não seja muito visivel, diminuindo assim (caso de errado) qualquer surpresa desagradavel ! Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
TratamentoDeixe a peça de molho ou lave-a imediatamente depois de tirá-la.Enxágüe e lave a peça da forma habitual, conforme as indicações da etiqueta. CausaAs manchas podem ser causadas pela combinação de certas marcas de desodorante com o suor. PrevençãoA troca da marca do desodorante pode reduzir o impacto da combinação entre o desodorante e o suor.Deixe a peça de molho ou lave-a imediatamente depois de tirá-la. fonte: P&G

T
Tintura para cabeloLimpa-se com uma solução de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais, deixe sobre a mancha por alguns minutos e depois lave em água fria.

Tinta de carimbo
Este tipo de mancha sai com a aplicação de suco de limão no local, polvilhado com sal fino.Espere uns 20 minutos .

Tinta oleo-pintura de quadros
Se sujar a roupa, no momento da pintura, basta limpá-la com detergente, sem molhar a roupa com água, apenas o detergente, esfregar com a mão ou uma bucha , que a tinta sairá completamente da peça.A limpeza deve ser feita no mesmo dia .

Tintas de EscreverSaem com leite frio ou sumo de limão fresco; também poderá ser usado o "Líquido de Oaken". Em seguida lavar com água e sabão.

Tinta de canetaI - Tecido: deixar durante várias horas dentro de leite, depois esfregar a mancha com vinagre ou limão ou ainda água sanitária diluída, mas com muito cuidado para não descolorir ou mesmo manchar o tecido.
II - Couro: colocar por alguns instantes uma esponja embebida em água morna com amoníaco.Depois esfregar com um pano macio e seco. Se for um couro mais resistente você poderá utilizar éter esfregando com um pano o local da mancha.

Tinta de caneta esferográficaI - Esfregar com algodão embebido em álcool puro ou álcool canforado. Se estiver fresca tente absolve-la com toalha de papel e passe álcool com um cotonete. Esta mancha sairá facilmente, borrifando-se sobre ela laquê (de cabelo) até a mancha sumir. Deixar secar; se necessário, repetir a operação. Em tecidos sintéticos, usar um pouco de tricloretileno; mas antes de emprega-lo fazer um teste em algum retalho desse tecido.
II - Esfregue a roupa com uma escova embebida em álcool ou acetona (desde que não seja seda sintética). Depois, lave normalmente.

Tintas
I - a base de água: Absorva o máximo de tinta com uma esponja umedecida em água fria e lave depois normalmente.
II - Plástica : raspe o que for possível com cuidado para não aumentar a mancha, molhe o local com agua e depois com o diluente da tinta. Lave e seque.
III - Esmalte: Primeiro retire o que for possível raspando, depois lave o local com aguarrás.Enxugue com talco, deixando que absorva o máximo possível. Depois lave com sabão, água limpa e deixe secar.
IV - de Parede: Deixar de molho em aguarrás ou terebintina; as tintas frescas também saem com querosene, gasolina ou benzina; as oleosas de cor, diluir primeiro em óleo e depois tratar com benzina; se a mancha persistir, deixar secar e passar ligeiramente ácido acético puro.
Para as oleosas pretas, usar leite quente ou suco de limão, ou ainda ácido cítrico.
V - Tecido: não deixe a tinta secar. Se for tinta a óleo o aguarás fará dissolver a tinta. Aplique um pano molhado em aguarás e deixe sobre a mancha por alguns instantes. Depois lave com água e sabão.

Tecidos - Manchas não Especificadas
I - Misturar: amoníaco, éter, vinagre e aguarrás.Para os tecidos muitos finos, não recomendamos tentar limpar em casa;é sempre recomendável e garantida a lavagem a seco.
II - Uma maneira de retirar manchas sem muito esforço é preparar um recipiente com água fria e colocar o suco de alguns limões (3, 4 ou 5). Mergulhar as roupas e deixar por 12 horas.Depois lavar normalmente
III - Se derramar líquido em sua roupa, não use água morna ou quente para tentar retirá-lo.Use sómente água fria.

U
UrinaI - Molhe com uma esponja embebida em água limpa... Misture uma colher de amônia em meio copo de água... aplique. Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna, molhe a mancha.. Passe agora uma esponja novamente com água limpa...
II - Urina seca :Misture uma colher de chá de detergente neutro, com água morna... aplique sobre a mancha... Faça uma mistura de um terço de vinagre branco com dois terços de água e aplique.
III - Coloque uma colher de amônia em meio copo de água...aplique sobre a mancha novamente detergente neutro... agora passe uma esponja com água limpa e espere secar...
I V- Misture duas colheres de sopa de amônia num xícara de agua. Coloque sobre a mancha e deixe menos de um minuto. Absorva o liquido com uma toalha de papel absorvente branco ou pano. Enxague com agua limpa, varias vezes.
V - Misture 1/3 de xícara de vinagre branco com 2/3 de agua. Deixe no máximo por um minuto. Absorva o liquido com uma toalha de papel absorvente branco ou pano.
VI -Neutralize odores e manchas de urina nas roupas, borrifando sobre elas uma solução com uma parte de vinagre para cada cinco partes de água.


V
Vomito
I - Lave com água e enxague, coloque suco de limão sobre a mancha ou uma solução de um quarto de álcool diluído em três quartos de água. Depois lave normalmente.
II - Misture 1/3 de xícara de vinagre branco com 2/3 de agua. Deixe no máximo por um minuto. Absorva o liquido com uma toalha de papel absorvente branco ou pano.
III - Misture duas colheres de sopa de amônia num xícara de agua. Coloque sobre a mancha e deixe menos de um minuto.Absorva o liquido com uma toalha de papel absorvente branco ou pano. Enxague com agua limpa, varias vezes.

Vela - (parafina)
Em seguida colocar o local manchado entre dois mata-borrões, passando por cima um ferro quente; se a vela for de cor, depois de removida sua gordura, colocar sobre a parte manchada um algodão embebido em álcool ou benzina; depois, lavar a peça toda.

Vela 2Raspar primeiramente com o lado cego da faca para retirar o excesso.Em seguida, coloque um papel absorvente sobre a mancha e passe com um ferro bem quente, para que a parafina derreta e grude no papel.
Para parafina colorida, após raspar o excesso passe um algodão embebido em álcool ou benzina.

Verniz
Passar uma camada de removedor de tinta, acrescentar éter sulfúrico, depois álcool; escovar com benzina.

Vinhos
I - Tinto: Para tirar a mancha de vinho tinto, tente o leite ou passe gelo imediatamente no local, ele irá impedir a absorção do vinho e evitar aquelas manchas desagradáveis.Numa emergência, polvilhar na hora com sal ou espremer um pouco de limão; depois de lavar com água e sabão. Pode-se substituir o sal por farinha de mandioca ou polvilho.
Obs.
Faça sempre um pequeno teste no tecido manchado, roupa, poltrona ou carpete, etc.Faça a experiencia numa parte que não seja muito visivel, diminuindo assim (caso de errado) qualquer surpresa desagradavel ! Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.
II - Branco: Coloque sal fino encima da mancha umedecida por alguns minutos. Derrame encima do sal leite bem quente. A seguir lave com agua fria normalmente.
III - Tinto (vermelho)
Três opções:
1) - antes de pôr as camisas de molho, jogue um pouco de vinho branco por sobre a mancha, não é necessário esfregar. Após 5 minutos lave normalmente com sabão em pó de boa qualidade.
2) - você não se conforma em desperdiçar vinho branco ? Tente molhar a mancha com vinagre de vinho branco aguarde uns 5 minutos e lave as peças normalmente.
3) - As manchas se diluíram mas ainda sobram marcas ? Deixe as camisas de molho em água e sabão em pó por algum tempo.Enxague bastante e, se necessário esfregue suavemente a mancha com sabão de côco e água morna. Pronto... as manchas foram embora.

IV - Sobre mármore: limpa-se esfregando um pano com água oxigenada.

7 comentários:

  1. clarear tecido de vestido de noiva amarelado

    ResponderExcluir
  2. Para clarea vestido de noiva vc pode tentar:
    1) Deixe de molho em água com sabão de coco por uma hora;
    2) Torcer e colacar por 30 minutos em sabão em pó OMO (olha a propaganda);
    3) Após da uma esfregada e enxaguar duas vezes com Anil.
    4) Secar ao sol.

    Pode deixar também de molho em Vanish, só que não bom deixar por muito tempo, pois o mesmo tem cloro.
    Porém vai depender muito de quão amarelado o vestido está.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada vcs resolveram um grande problema meu filho riscou a lcd com giz de cera e não sabia como tirar e a pasta de dente foi um sucesso.

    ResponderExcluir
  4. como remover tinta de caneta esferográfica do papel oficio

    ResponderExcluir
  5. comprei umas peças de roupas de bebe coloridas com manchas de carimbo como faço para retirar.

    ResponderExcluir
  6. oi boa tarde
    Muito abrigado pela dica do gil de cera
    valeu

    ResponderExcluir
  7. Tirar manchas de tinta de carimbo de roupas claras: As manchas de carimbo saem normalmente com sumo de limão misturado com sal, mas se não sair aqueça um pouco de glicerina e esfregue com uma esponja ou pano, deixe por 5 minutos e depois laves com água misturada com um pouquinho de álcool .

    ResponderExcluir

Agradecemos o comentário!

Vestidos do KZ Atelier Noivas

KZ Atelier Noivas

KZ Atelier Noivas
kz

Vestidos 15 anos do KZ Atelier Noivas