Por Prof. Jonofon Sérates
Um senhor de engenho muito rico chamou suas três filhas, já encalhadas, e anunciou que lhes daria como dote de casamento o peso em ouro correspondente a cada uma. O homem achou que, com isso, suas filhas logo conseguiriam arranjar pretendentes, e, tão certo quando a flecha de cupido, acabariam por eleger aqueles que mais de perto tocassem seus corações.
A notícia do inusitado acontecimento rapidamente se espalhou pela cidade e, em conseqüência, logo choveu um bando de rapazes na horta das felizardas. Em pouco tempo, cada uma estava com o seu noivo. Combinaram que casariam todas na mesma data.
Chegado o dia, após o almoço, no qual, aliás, as três moças comeram como nunca, foi procedida a pesagem do ouro correspondente ao peso de cada uma. Em conjunto, as três pesavam 198 kg, mas Lúcia pesava mais 5 kg do que Marinalva e Júlia pesava mais 5 kg do que Lúcia. Um dos noivos, José Aquino, pesava exatamente o mesmo que sua noiva, enquanto Natanael Ferreira pesava metade do peso da sua. E o terceiro, João Nogueira, pesava o dobro da sua noiva. Os noivos e noivas juntos pesavam 434 kg.
Pergunto agora ao brilhante e inteligente leitor:
Qual o nome completo das três noivas depois de casadas?
Qual o peso de cada noivo?
Quantos quilogramas de ouro recebeu cada noiva?
Revista Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o comentário!